Waldomiro de Deus-50 anos de pintura

Waldomiro de Deus comemora 50 anos de pintura com uma Exposição Individual no Espaço Cultural  BM&FBOVESPA que começou dia 05 de agosto
A mostra conta com 22 obras, que é uma pequena parte da  intensa produção de desenhos, telas, guaches, que tem inúmeros admiradores  e o apreço de muitos críticos, segundo Enock Sacramento, curador da Exposição.
Waldomiro de Deus, 50 anos de pintura
Waldomiro de Deus está completando meio século de carreira artística e comemora o fato com esta exposição retrospectiva. Com efeito, foi em 1940, em São Paulo, que ele encontrou na casa de um antiquário para o qual trabalhava como jardineiro residente, folhas de cartolina, pincéis e guache. Começou a pintar até altas horas e a ter sono no dia seguinte. Flagrado algumas vezes dormindo no jardim, foi despedido.
Levou sua produção incipiente para o Viaduto do Chá, onde vendeu dois desenhos no primeiro dia. Com o dinheiro, alugou um pequeno quarto na rua Conselheiro Furtado e comprou materiais de pintura.
Assim começou a carreira de um artista que, em função de seu talento, de enorme força de vontade e de rara capacidade para atrair atenções da crítica e do público, seis anos depois estaria expondo em Paris, Moscou e Varsóvia e, no ano seguinte, participando da Bienal Internacional de São Paulo.

Ensina-me a subornar, acrílica sobre tela, 100 x 70 cm.

A partir de então realizou cerca de 70 individuais em diversos países e contabilizou uma substancial fortuna crítica.
Sobre ele, por exemplo, afirmou Jorge Amado: “É realmente de Deus esse Waldomiro, que reinventa a vida com a pureza de sua ingênua sabedoria. Um poeta do povo, um mágico”.
Waldomiro de Deus reside e trabalha em São Paulo e em Goiânia, cidade que
abrigou, até junho último, outro grande nome da arte popular brasileira: Antonio Poteiro. Os dois eram considerados expoentes da pintura primitivista brasileira.
Com o falecimento de Poteiro – que expôs ao lado dele, recentemente, em Goiânia, Campinas, São Paulo e Santiago do Chile – o nome de Waldomiro ganha nova expressão e representatividade no universo da atual arte naïve brasileira.
Enock Sacramento – Curador
2005 – Panicum de flores, ast, 120 x 80 cm
Espaço Cultural  BM&FBOVESPA
Praça Antônio Prado, 48, Centro – São Paulo – SP
De 06 de agosto a 17 de setembro de 2010, entrada gratuita.
Visitas de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.


Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Exposições, pintura

2 Respostas para “Waldomiro de Deus-50 anos de pintura

  1. monica

    Legal!!! O endereco fica no meu caminho de ida para a 25 de marco. Provavelmene irei la amanha e separarei um tempinho para ver as obras do Waldomiro. Depois conto!!! Bjs.

  2. eymard

    Tania, adorei as pinturas do Waldomiro. Ja anotei para dar uma passada por la. Devo ir a SP nesse periodo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s