Meu mundo colorido ou melhor o mundo de Murakami

O mundo colorido  deste post é de Takashi Murakami, artista japonês que nasceu em 1963, conhecido internacionalmente pela colaboração à Marc Jacobs na criação de produtos da marca de luxo,  Louis Vuitton.

Vi suas obras pela primeira vez no Museu do Brooklin, em Nova York  e mais recentemente no famoso Palácio de Versailles, exposição que terminou no dia 12 de dezembro de 2010. As obras foram inseridas no famoso palácio que no passado  teve Maria Antonieta por seus corredores e refletida em seus inúmeros espelhos.
Separei algumas fotos e começo com um dos trabalhos que eu mais gostei: uma enorme escultura dourada, de bronze, revestida com folhas de ouro.


Dava pra ver o brilho da peça de longe, longe, nos jardins do palácio.  Parecia até  que já fazia parte do contexto antigo, fazendo par com os portões dourados…

Esta exposição de Murakami, em Versailles, provocou polêmica na França, os mais conservadores não concordavam,  e na minha opinião bem superficial, a exposição que vi no Museu do Brooklin valorizou as obras, era possivel enxergar cada uma sem tanta interferência,  sem tanta gente, e para quem visita Versailles pela primeira vez, acredito ser mais interessante conhecer os aposentos sem as esculturas coloridas de Murakami, percorrendo os espaços como eram realmente, imaginando as cenas da história que aconteceram ali com os mesmos móveis, decoração, esculturas, telas, lustres e por aí vai o pensamento.

Mas como experimentar é preciso…

Importante lembrar que Takashi Murakami é muito mais do que sua colaboração à marca Louis Vuitton.

http://www.takashimurakami.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Arte, Esculturas, Exposições, Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s