O Rio São Francisco e Ronaldo Fraga

Como os rios tem encanto!!
O Rio Tejo em Lisboa, o Douro na cidade do Porto, o Sena em Paris, o Hudson em Nova York, o Tâmisa em Londres e o Rio São Francisco.

Ronaldo Fraga navegou pelo Velho Chico como é chamado e com várias instalações, que descobrem as regiões por onde passa o Rio São Francisco,  foi mesclando a sua moda inspirado no assunto que faz parte de seu imaginário desde que era menino. Seu pai viajava e trazia história e estórias, que fizeram com que o rio ficasse dentro de sua alma.

Frases, garrafas, textos, malas, peixes, redes, cordas, tecidos, vestidos,  lendas, luz, sombra, cor…vídeos e a voz de Maria Bethânia fazem parte da exposição.

“A Exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga foi inspirada na pesquisa que o estilista Ronaldo Fraga fez para sua coleção de verão 2009. É uma exposição sobre a cultura popular às margens do Rio São Francisco, interpretada pelo olhar de Ronaldo, é um projeto pioneiro da moda aprovado pela Lei Rouanet. A exposição é composta de 13 ambientes, verdadeiras instalações de arte contemporânea, integralmente produzidas por uma ong e conta com duas participações muitos especiais:

  • a cantora Maria Bethânia declama o poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em 1977, e a voz de Bethânia ecoa de 16 vestidos que compõem o ambiente “A Voz do Rio”, ou seja, são vestidos musicais nos quais as pessoas podem encostar e ouvir.
  • o ator Wagner Moura produziu e narra um documentário sobre a cidade de Rodelas (BA) onde ele foi criado e que foi inundada para dar lugar à barragem da hidrelétrica de Itaparica. É um dos ambientes mais emocionantes da exposição.”
  • Leia mais no site do projeto clicando aqui.

Esta instalação foi feita com garrafas pet, de longe não deu pra identificar do que era feito e o efeito era lindo!

Este é um post de muitas fotos, não consegui escolher só duas ou três porque a EXPOSIÇÃO Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga é MA-RA-VI-LHO-SA.
Infelizmente fui quase no último dia aqui em São Paulo, gostaria de voltar e olhar tudo mais uma vez.
A Exposição é itinerante, começou por São Paulo e pretende circular por mais de 12 cidades. Fique atento pra não perder quando passar pela sua cidade.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Arte, Exposições, São Paulo

4 Respostas para “O Rio São Francisco e Ronaldo Fraga

  1. Mirella Cozzi

    MA-RA-VI-LHO-SO também este post ! Não vou perder de jeito nenhum qdo estiver em Recife.

  2. Adri

    Liiiiinda interpretação desta exposição maravilhosa!Parabéns,Tania!!!
    Beijos

  3. Fiquei encantada! Tomara que Salvador esteja no roteiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s